From Indigenous Peoples in Brazil

News

Tribo liderada por mulher busca reconhecimento

24/10/1995

Fonte: O Povo, Cidades, p. 1E (Fortaleza - CE)



Documentos anexos


Em Aquiraz, na localidade de Trairussu, a 40 quilômetros de Fortaleza, vivem 31 famílias da tribo dos índios Genipapo-Canindé. A aldeia passou anos isolada do resto da cidade. Mesmo os pesquisadores não a procuravam. Somente no início da década de 80, foi inserida em um estudo elaborado pela Universidade Estadual do Ceará (UECe), que teve a participação de técnicos do então Governo alemão-ocidental. Liderados pela cacique Maria de Lourdes da Conceição Alves, 50, conhecida como "Pequena", partem agora em busca de reconhecimento.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) ainda não realizou estudos sobre a população da tribo. Em março último, a cacique esteve em Brasília, onde participou de um encontro de líderes indígenas de várias partes do Brasil. O Presidente do órgão, Márcio Santilli, foi à reunião e, na época, ouviu a reivindicação dos genipapo-canindés, pessoalmente. O número exato de membros ainda vivendo na aldeia é de aproximadamente 160. "Mas, se considerarmos quem mora fora, chegam a mais de 500" diz "Pequena".


O Povo, 24/10/1995, Cidades, p. 1E
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source