From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

De sexta-feira a domingo, indígenas da aldeia Ricardo Franco fazem II Festa dos Guerreiros

13/08/2015

Fonte: Ministério Público Federal em Rondônia - MPF/RO - www.prro.mpf.mp.br



Evento cultural será realizado nos dias 14, 15 e 16 de agosto, na aldeia Ricardo Franco, no rio Guaporé, no município de Guajará-Mirim



Uma festa com danças, cantos, pratos típicos, artesanatos, mitos, lendas e jogos tradicionais vai acontecer neste fim de semana na aldeia da Terra Indígena Ricardo Franco, localizada em Guajará-Mirim. Com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), a comunidade vai festejar sua cultura e também o reencontro de indígenas de etnias dispersas e quase extintas.

A II Festa dos Guerreiros é uma iniciativa dos próprios indígenas para celebrar sua cultura e motivar o reencontro com seus parentes. O procurador da República Daniel Dalberto explica que o contato com os não-índios provocou diversos reflexos para as sociedades indígenas, entre eles a separação de índios de uma mesma etnia. Neste contexto, o MPF decidiu colaborar com o reencontro dos indígenas com seus parentes, dando apoio no transporte aos indivíduos que moram na terra indígena Rio Branco, nos municípios de São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Costa Marques. "São alguns indivíduos das etnias Arikapu, Kanoe, Cujubim, Aruá e Djeoromitxi", explica o procurador.

Nos dias de festa, participarão como convidados o procurador Daniel Dalberto, a antropóloga Rebeca Ferreira e outros sete servidores do MPF; a representante da OAB de Guajará-Mirim, Cherislene Pereira de Souza; a juíza federal em Guajará-Mirim, Milena Souza de Almeida, e 3 servidores da Justiça Federal; a representante do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Joseli da Silva Eleotério; e a coordenadora regional de educação, Léa Andrade Moura, da Secretaria Estadual de Educação. O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) dará apoio aos participantes em sua base no distrito de Surpresa.

http://www.prro.mpf.mp.br/noticias/destaques/de-sexta-feira-a-domingo-indigenas-da-aldeia-ricardo-franco-fazem-ii-festa-dos-guerreiros
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.