From Indigenous Peoples in Brazil

News

Belo Monte: comunidades indígenas sentem os impactos da redução da vazão do Xingu

21/03/2021

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/fantastico/noticia



Belo Monte: comunidades indígenas sentem os impactos da redução da vazão do Xingu
Este ano, a presidência do Ibama deu o 'ok' para o plano de manejo das águas do rio, mas o Ministério Público e até um parecer do próprio Ibama dizem que faltam estudos sobre o impacto na região.

Por Fantástico
21/03/2021 22h13

O Fantástico mostra uma nova controvérsia envolvendo a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Uma obra bilionária marcada por conflitos entre a necessidade energética do Brasil e a conservação do meio ambiente e da vida ribeirinha no Rio Xingu. Este ano, a presidência do Ibama deu o ok para o plano de manejo das águas do rio, mas o Ministério Público e até um parecer do próprio Ibama dizem que faltam estudos sobre o impacto na região.

Desde a conclusão da barragem de Belo Monte, em 2015, ribeirinhos e indígenas de 25 comunidades de Volta Grande afirmam que sentem os impactos da redução da vazão do Xingu. Segundo o Ministério Público Federal, os problemas se agravaram depois de uma decisão do Ibama tomada no mês passado, onde o órgão ambiental autorizou a empresa Norte Energia, responsável por Belo Monte, a controlar a vazão de água. A decisão da presidência do Ibama contrariou um parecer do próprio instituto que considerou insuficiente o relatório técnico apresentado pela Norte Energia.

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/03/21/usina-de-belo-monte-comunidades-indigenas-sentem-os-impactos-da-reducao-da-vazao-do-xingu.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source