De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Curso sobre saúde bucal indígena será exposto em conferência global na China

15/09/2016

Fonte: Midianews- http://www.midianews.com.br



O curso de Assistência em Saúde Bucal Integrada (ASBI), promovido pela Escola de Saúde Pública (ESP) de Mato Grosso, é um dos trabalhos que será exposto na 9ª Conferência Global sobre Promoção de Saúde, em Xangai, na China, entre 21 e 24 de novembro deste ano.

O curso, que foi realizado entre agosto de 2013 e novembro de 2014 e formou 17 indígenas, é um dos quatro selecionados de cada país pertencente à Organização Pan Americana de Saúde (Opas).

A coordenadora do curso e servidora da Secretaria de Estado de Saúde (SE), Maria das Graças, fala que o curso como pioneiro no Brasil. Ela destaca a responsabilidade social e institucional da ESP com essa proposta inovadora, que faz a diferença no processo de qualificação dos profissionais e melhora a qualidade de vida da população indígena de Mato Grosso.

Os alunos que participaram do curso são do Distrito Sanitário Indígena - Dsei Cuiabá representando as etnias Bakairi, Bororo, Chiquitano, Enawênê-Nawê, Guató, Irantxe, Myky, Nambikwara, Paresi e Umutina, dos municípios de Paranatinga, Nobres, Santo Antônio de Leverger, Rondonópolis, Porto Esperidião, Brasnorte, Barão de Melgaço, Campo Novo do Parecis e Barra do Bugres.

Maria das Graças explica que muitos dos alunos já desenvolviam ações de odontologia em áreas indígenas sem a devida qualificação. Eles permaneciam a maior do tempo sem a equipe de saúde, tomando decisões que requeriam ações articuladas entre os conhecimentos tradicionais de cada povo e da medicina. Ela destaca que devido a isso, fez-se necessário regulamentar a situação, oferecendo qualificação profissional, para esta clientela.

"A qualificação teve como propósito redesenhar o quadro de atenção à saúde bucal dos povos indígenas no Estado e de sua possível inclusão no serviço, possibilitando o deslocamento do foco de atenção odontológica centrada na doença (curativa/individual) para a construção de estratégias pautadas na promoção da saúde (prevenção/coletivo), buscando respostas adequadas à demanda nas situações de agravo, priorizando e intensificando o trabalho preventivo e de promoção da saúde", destaca Maria das Graças.

O curso foi realizado com recursos do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) e parceria com o Dsei Cuiabá.



http://www.midianews.com.br/cotidiano/curso-sobre-saude-bucal-indigena-sera-exposto-em-conferencia-global-na-china/274960
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source