De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Fogo na floresta

28/04/2017

Fonte: Clube de Criação - http://www.clubedecriacao.com.br/ultimas



Fogo na Floresta
Cotidiano indígena em curta realizado em realidade virtual

O curta-metragem "Fogo na Floresta", coprodução do Instituto Socioambiental (ISA) e da Academia de Filmes, foi lançado durante o Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade", no final da tarde desta quinta-feira (27), no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista.

Dirigido por Tadeu Jungle e narrado pela atriz Fernanda Torres, o filme de 7 minutos em realidade virtual (assista ao trailer abaixo) busca transportar o público para o meio de uma comunidade indígena do povo Waurá, no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso.

O curta traz cenas em 360o e aborda uma ameaça local: o fogo fora de controle.

"Chegamos na aldeia focados em mostrar a rotina dos índios, mas de cara flagramos um incêndio poucos metros de uma maloca. O filme ganhou uma urgência imediata", defende Jungle.

"O Parque Indígena do Xingu, casa dos Waurá e de outros 15 povos, é hoje uma ilha de floresta cercada por fazendas de soja por todos os lados", lamenta André Villas Bôas, secretário executivo do ISA. "O descontrole do fogo é o resultado direto dos desmatamentos no entorno do Xingu que alteram os padrões de chuva, mudando o clima da região, causando o ressecamento da floresta, tornando-a mais inflamável", complementa.

"Fogo na Floresta" começa a ser ativado em uma série de eventos promovidos pelo ISA e pela coprodutora Academia de Filmes nos próximos meses. O filme também estará disponível em meados de junho para exibição em 360 graus na internet, no canal do ISA no YouTube, bem como via aplicativos "Fogo na Floresta" (português) e "Fire in the Forest" (inglês) na Apple Store e na Google Play Store, gratuitamente.

http://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/fogo-na-floresta/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source