De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Comunidades indígenas produzem e comercializam produtos sustentáveis

10/05/2021

Fonte: Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/



Comunidades indígenas produzem e comercializam produtos sustentáveis

Publicado em 10/05/2021
Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional, com produção de Michele Moreira - Brasília

Produzir e comercializar de forma sustentável, com respeito aos processos naturais, é algo desempenhado há muito tempo pelas comunidades indígenas brasileiras. E atualmente, algumas iniciativas representam bem essa visão de mundo e de produção.

O uso consciente dos recursos naturais é o foco da Ararinha Calçados, empresa fundada por um casal de indígenas, Daosha Passaro Alegre e Txãda Shawã, do estado do Acre. Eles utilizam o látex orgânico e tinturas naturais para fabricar calçados de borracha. Com a iniciativa, o Instituto Arara Encantada foi criado e hoje, sete famílias vivem do empreendimento. Daosha Pássaro Alegre, ressalta que o projeto representa dignidade para as famílias envolvidas.

Os produtos feitos com a borracha de seringueiras da Amazônia já ganharam o mundo com a grife da designer Flávia Amadeu. Ela produz acessórios como colares, brincos e bolsas e sempre faz parcerias com populações indígenas e comunidades extrativistas locais. Recentemente ela esteve no Acre para uma oficina com o povo Yawanawá, buscando fortalecer iniciativas de produção e comércio sustentável.

O desenvolvimento de cadeias de valor, para a promoção da autonomia dessas populações está ocorrendo em várias regiões. São vários produtos indígenas que vão desde joias naturais, cestarias, cerâmicas, roupas e brinquedos, passando por produtos naturais como comida e bebidas tradicionais.

Marcas, iniciativas e produtos indígenas podem ser verificados na página do Instituto Socioambiental, e ainda no site da Funai.


https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2021-05/comunidades-indigenas-produzem-e-comercializam-produtos-sustentaveis
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source