De Povos Indígenas no Brasil

News

Indígenas e servidores tomam posse no Comitê Regional de Cuiabá/MT

23/04/2012

Fonte: Funai - http://www.funai.gov.br/



O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, deu posse, na última sexta-feira (20), aos membros do Comitê Regional, vinculado a coordenação Regional da Funai em Cuiabá/MT. A cerimônia ocorreu durante a inauguração do Centro Cultural Ikuiapá no estado do Mato Grosso. O comitê tem 16 membros titulares, desses, oito são indígenas e oito servidores, sendo que a presidência cabe ao coordenador Regional da Funai.

Com o novo órgão colegiado, as comunidades indígenas das etnias Aikanã, Bakairi, Bororo, Chiquitano, Guató, Nambikwara e Paresi, poderão discutir as prioridades de execução orçamentária das unidades locais, monitorar a atuação da Funai e definir planos, programas e projetos de defesa dos direitos sociais, proteção territorial e promoção do desenvolvimento sustentável nas aldeias.

Segundo um dos titulares do comitê, Estevão Bororo que vive na aldeia Córrego Grande, com mais 425 indígenas, o Comitê Regional de Cuiabá é um dos grandes avanços da reestruturação da Funai. "O comitê vai de fato dar voz à participação indígena e nós poderemos participar diretamente na construção das políticas públicas para nossos povos.

Os membros empossados comprometeram-se a cumprir as atribuições estabelecidas pelo Regimento Interno do Comitê Regional, aprovado em Assembléia, buscando contribuir para um melhor desempenho da Coordenação Regional de Cuiabá, visando à melhoria de vidas das comunidades indígenas.

Os comitês são órgãos colegiados das Coordenações Regionais criados a partir do Decreto 7.056/2009 e considerados o maior avanço entre as mudanças promovidas pela reestruturação da Funai. Eles são compostos de forma paritária por indígenas e servidores e, dessa forma, é instituído um modelo de gestão que garante a participação dos representantes das comunidades indígenas locais nas decisões que os afetam.



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2012/04_abr/20120423_10.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source