De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Conflito

19/05/1985

Fonte: Jornal de Brasília



Documentos anexos


Um grave conflito armado entre posseiros e índios Pakararé pode acontecer a qualquer momento, em Brejo do Burgo, na Bahia. A advertência foi feita ontem pelo coordenador regional do CIMI, José Lopes da Cunha Júnior, logo depois que 20 soldados da Polícia Militar foram retirados da área, junto com os três agentes da Polícia Federal requisitados pela Funai. No último domingo posseiros invadiram a área indígena e queimaram uma casa onde os índios guardavam instrumentos sagrados, além de derrubar os marcos e placas de demarcação da Funai na área. Os índios estão revoltados com a atitude da polícia diante do caso.

//
Denúncia

No ex-município de Presidente Figueiredo, a 1120 km de Manaus, cerca de 30 índios da tribo Waimiri-Atroari estão seriamente ameaçados de morte por grave falta de assistência médica.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.