De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Prefeitura promove "10ª Semana dos Povos Indígenas de Osasco"

29/03/2016

Fonte: Visão Oeste- http://www.visaooeste.com.br



Com o objetivo de divulgar e fomentar uma reflexão sobre a cultura e a tradição indígena no Brasil às novas gerações, a Prefeitura de Osasco, a comunidade indígena Pankararé e o Fórum Permanente Intersetorial Indígena de Osasco, promovem a "10ª Semana dos Povos Indígenas de Osasco - 2016".

O evento faz parte do calendário oficial da prefeitura, instituído por meio da Lei no 4.438/12, e conta com o apoio do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de parceiros.

Durante duas semanas, entre os dias 28 de março e 10 de abril, a Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping recebe uma exposição com venda de artesanatos confeccionados pelos índios da tribo que vive em Osasco, como objetos feitos de bambu, colares, peças para enfeites, entre outros produtos. Haverá ainda diversas oficinas e palestras.

Além disso, no dia 13 de abril, o Fórum Permanente promoverá um encontro durante o dia com educadores da rede municipal de ensino para a troca de saberes sobre a cultura dos índios. A reunião será no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação de Osasco, que fica na Avenida Marechal Rondon, 263, no Centro.

O encerramento das atividades será no dia 17 de abril, às 10h, com a festa em comemoração aos 10 anos de luta e resistência dos povos indígenas. O evento conta com a presença do cacique Ramos e a tradicional dança indígena "Toré".

O Centro de Eventos Pedro Bortolosso, localizado na Avenida Visconde de Nova Granada, 513, km 18, será palco desta grande celebração. Quem participar poderá provar um almoço especial com comidas típicas e ainda assistir diversas apresentações culturais de canto e dança indígena.

Aleandro Laurindo da Silva, membro da equipe do Conselho Indigenista Missionário de São Paulo, reforça a importância desta ação. "A Semana dos Povos Indígenas de Osasco permite dar maior visibilidade às lutas dos povos indígenas como um todo, além de permitir um dia de formação com professores para recontar em sala de aula a história do Brasil a partir da ótica dos povos indígenas, que tem seus costumes, seu jeito próprio de viver e que precisa ser respeitado por todos", comentou. "Há também a necessidade de uma mudança no viés político, fazendo valer os direitos já assegurados por lei, no que tange os artigos 231 e 232 da Constituição Brasileira, e respeitá-los", concluiu.

A "Semana dos Povos Indígenas de Osasco" visa mobilizar a sociedade para construir uma nação que respeite e conviva com as diferenças da melhor forma possível.


Sobre a comunidade indígena Pankararé


O povo Pankararé é oriundo do Nordeste da Bahia e sua vinda para São Paulo e municípios vizinhos aconteceu há 58 anos. Além da Capital e Guarulhos, existem diversas famílias que vivem em Osasco.

Em dezembro de 2006, o povo Pankararé realizou o primeiro encontro dos Povos Indígenas de Osasco, com o objetivo de vivenciar sua cultura e garantir os direitos constitucionais adquiridos, entre eles, a Lei no 11.645/08 que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nas redes de ensino público e privado.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui população indígena das seguintes etnias: Pankararé, Pankararu e Xukuru-Kariri.


Sobre o Fórum Permanente


O Fórum Permanente Intersetorial Indígena de Osasco foi criado em 2011 quando lideranças do povo indígena Pankararé, buscando atender demandas da população indígena em políticas públicas, reuniram-se com secretarias e entidades de apoio no Centro Público de Economia Solidária de Osasco. Uma das conquistas deste organismo foi a inserção da "Semana dos Povos Indígenas" no calendário oficial do município.

Serviços:

"10ª Semana dos Povos Indígenas de Osasco"

Programação

De 28 de março a 10 de abril - Exposição, oficinas e palestras
Local: Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping.
Horário: Das 10h às 22h
Endereço: Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81 - Centro.

13 de abril - Encontro de Educadores para Troca de Saberes sobre a Cultura Indígena
Local: Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação de Osasco
Horário: 8h30 às 17h
Endereço: Av. Marechal Rondon, 263, Centro.

17 de abril - Festa em comemoração aos 10 anos de luta dos Povos Indígenas em Osasco com apresentação da tradicional dança indígena "Toré"
Local: Centro de Eventos Pedro Bortolosso
Horário: A partir das 10h
Endereço: Avenida Visconde de Nova Granada, 513, Km 18.



http://www.visaooeste.com.br/prefeitura-promove-10a-semana-dos-povos-indigenas-de-osasco/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.