De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Ibama prende 3 acusados de extração de madeira em terra indígena dos xavantes

10/07/2018

Autor: Francis Amorim

Fonte: RD News http://www.rdnews.com.br/principal



Três homens foram presos pela extração ilegal de madeira dentro da Terra Indígena Areões, da etnia Xavante, em Nova Nazaré (a 797 km de Cuiabá). Os suspeitos foram detidos durante uma operação realizada por fiscais do Ibama entre os dias 4 e 5 para o combate de crimes ambientais dentro da área proibida.

Durante dois dias fiscais da Unidade Técnica do Ibama de Barra do Garças flagraram intenso movimento de caminhões de cargas na reserva e flagraram um homem cortando lascas para o comércio em cerâmica da região. Ele preso e teve uma motosserra e uma motocicleta apreendida na operação.

Ainda durante a operação, os fiscais identificaram mais dois suspeitos que atuavam na extração de madeira. Ambos foram encaminhados a Delegacia de Água Boa pelo furto de madeira na terra indígena. Com os eles foram apreendidos motosserras e um trator, além da localização de um grande volume de madeira cortada nos formatos de pranchas, vigas e mourões.

Segundo o chefe do Ibama em Barra do Garças, Leandro Nogueira, os infratores foram multados em R$ 6 mil por hectare explorado ilegalmente e caso sejam condenados pela prática de crime ambiental, podem pegar penas que variam de dois a quatro anos de prisão.

O Ibama requisitou a Polícia Civil abertura de processo investigativo para identificar os imóveis ou empreendimentos que estão adquirindo a madeira extraída da reserva indígena.

http://www.rdnews.com.br/policia/ibama-prende-3-suspeitos-por-extracao-de-madeira-em-terra-indigena/102231
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.