De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Índios cobram presença de autoridades e pedem investigação sobre morte de indígena atropelado em bloqueio em MT

12/11/2018

Autor: Márcio Falcão

Fonte: G1 https://g1.globo.com/



Índios da etnia Xavante protestam nesta segunda-feira (12) durante um bloqueio em um trecho da BR-070 em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá. Os indígenas cobram a presença de autoridades e pedem investigação sobre a morte de Wagner Wa Orinatsé que foi atropelado na rodovia.

O acidente foi registrado no no dia 12 de outubro

A vítima estava em uma motocicleta com um amigo, quando foram atropelados por um carro que tafegava pelo local. O segundo ocupante do veículo teve apenas ferimentos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os índios estão alternando a abertura e fechamento do trecho.

Equipes policiais acompanham o bloqueio, que fica a 60 km de Primavera do Leste.

A comunidade indígena encaminhou uma carta à PRF informando sobre o bloqueio.

No documento assinado pelo cacique Hilário Tsimhöne, os índios cobram a presença de representantes do Departamento Nacional de Transporte e Infraestrutura em Mato Grosso (Dnit-MT).

"O bloqueio da BR-070 km 221/ km222, realizar-se-á no em protesto de indignação do atropelamento não investigado ocorrido no dia 12/10/2018, exigindo a presença do representante do Dnit e de outros órgãos competentes", diz trecho da carta.


https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2018/11/12/indios-cobram-presenca-de-autoridades-e-pedem-investigacao-sobre-morte-de-indigena-atropelado-em-bloqueio-em-mt.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.