De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Índios ocupam sede de Dsei em MT, apontam má gestão e pedem exoneração de coordenador

15/01/2019

Fonte: G1 https://g1.globo.com



Um grupo de indígenas ocupam a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Xavante para pedir a exoneração do atual coordenador da instituição. Por causa da invasão, as atividades na sede do Dsei foram suspensas, segundo um dos funcionários que preferiu não se identificar. A ocupação já dura um dia.

O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Em uma carta publicada nas redes sociais, a Coordenação e Articulação dos Povos Indígena Xavante (Coapix) se manifestou contrária às ações da atual gestão do Dsei.

Entre os apontamentos estão a falta de qualidade no atendimento médico prestado aos índios, a falta de política pública na tenção básica e a má qualidade da infraestrutura dos postos de saúde.

"Onde está indo o dinheiro do cofre público? Pois o Dsei Xavante não pode ser usado para ganhar vantagens. A cada ano o povo Xavante está morrendo por falta de atenção básica nas aldeias e milhões de investimentos são negociados com a gestão", diz trecho do documento.
A ocupação, de acordo com o funcionário do Dsei, é pacífica e não foi registrada nenhuma ocorrência.




https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/01/15/indios-ocupam-sede-de-dsei-em-mt-apontam-ma-gestao-e-pedem-exoneracao-de-coordenador.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.