De Povos Indígenas no Brasil

News

Índios denunciam invasão em terra indígena e Ibama flagra acampamento e multa pescadores em MT

30/08/2019

Autor: Denise Soares

Fonte: G1 - https://g1.globo.com



Quase 400 índios da etnia xavante vivem nessa terra indígena, que tem 52 mil hectares de área. Funai acompanhou o caso e responsável pela invasão foi identificado, mas não foi preso.

Índios da Terra Indígena Ubawawe, localizada no município de Santo Antônio do Leste, a 379 km de Cuiabá, denunciaram aos fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) uma invasão na terra deles.

Uma operação, feita entre quarta-feira (28) e quinta-feira (29), flagrou um acampamento irregular no local e multou pescadores que estavam no Rio Culuene. A Fundação Nacional do Índio (Funai) acompanhou o caso.

Quase 400 índios da etnia xavante vivem nessa terra indígena, que tem 52 mil hectares de área.

De acordo com o Ibama, a operação fez o levantamento de informação e coleta de dados para inquéritos criminais pela Polícia Federal e por agentes do órgão ambiental.

Os fiscais encontraram uma ocupação irregular, feita por não-índios, em uma área de 50 hectares de vegetação ocupada por gado.

Dois pescadores foram encontrados no acampamento e multados em R$ 2,5 mil, cada um.

A pessoa responsável pela invasão foi identificada. Ela é investigada por comércio ilegal de madeira, mas não foi localizada no município.

Equipamentos de pesca e materiais para desmatamento foram encontrados no local. Os fiscais destruíram o acampamento, embarcações, equipamentos e uma motosserra. Os animais foram retirados da terra indígena.

Areões

Ainda nesta semana, o Ibama fez outra operação para investigar queimadas que atingiram quase toda terra indígena Areões, no município de Nova Nazaré, a 800 km de Cuiabá, - um território de 219 mil hectares. Na quarta-feira (28), agentes do órgão e da Polícia Federal fazem uma operação para tentar identificar os criminosos responsáveis pelo fogo.





https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/08/30/indios-denunciam-invasao-em-terra-indigena-e-ibama-flagra-acampamento-e-multa-pescadores-em-mt.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source