De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

'Aviso aos ladrões de madeira: o jogo só termina quando acaba', diz delegado da PF que denunciou Salles

06/05/2021

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel



'Aviso aos ladrões de madeira: o jogo só termina quando acaba', diz delegado da PF que denunciou Salles
Alexandre Saraiva escreveu recado após juíza do Amazonas mandar polícia devolver parte de madeira apreendida

Editado por Camila Mattoso
6.mai.2021

Alexandre Saraiva, delegado da Polícia Federal denunciou o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), publicou um recado nas redes sociais.

"Aviso aos ladrões de terras e madeira: o jogo só termina quando acaba. Sentenças são sujeitas a recursos", escreveu na noite desta quarta quarta (5).

Como mostrou o Painel, a juíza federal Mara Elisa Andrade, do Amazonas, mandou a Polícia Federal devolver volumes de madeiras apreendidas na operação que vem gerando atrito entre o Saraiva e Ricardo Salles.

Enquanto chefe da superintendência da PF no Amazonas, Saraiva encaminhou ao Supremo Tribunal Federal uma notícia-crime em que pede investigação das condutas de Salles (Meio Ambiente) e do senador Telmário Mota (Pros-RR) por atrapalhar medidas de fiscalização.

Na notícia-crime, Saraiva faz referência à maior apreensão de madeira da história do Brasil. No documento, o policial diz que Salles dificulta fiscalização ambiental e patrocina interesses privados.

Saraiva cita haver indícios de dois crimes: advocacia administrativa e impedir ou embaraçar investigação de infração penal que envolva organização criminosa.

PF e Salles estão em atrito desde o dia que o ministro decidiu visitar o local de apreensão da madeira, no Pará. No local, ele fez uma espécie de verificação da operação e voltou uma semana depois, quando participou de um encontro com proprietários do material.

Saraiva foi trocado da chefia da PF do Amazonas há duas semanas, por decisão do novo diretor-geral do órgão Paulo Maiurino, em meio ao conflito com o titular do Meio Ambiente.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2021/05/aviso-aos-ladroes-de-madeira-o-jogo-so-termina-quando-acaba-diz-delegado-da-pf-que-denunciou-salles.shtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.