De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Dilma homologa demarcação de terra indígena em Mato Grosso

25/04/2013

Fonte: Agência da Notícia - http://www.agenciadanoticia.com.br/



A presidente da República Dilma Rousseff homologou a demarcação administrativa da terra indígena Kayabi, localizada em Apiacás (Mato Grosso) e em Jacareacanga (Pará), conforme decreto publicado no "Diário Oficial da União" nesta quinta-feira (25).

A demarcação foi realizada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Conforme o decreto, "a terra, denominada 'Kayabi', está destinada à posse permanente dos grupos indígenas Kayabi, Munduruku e Apiaká".

Trata-se de "superfície de 1.053.257 hectares, 68 ares e 11 centiares e perímetro de 733.663 metros e 63 três centímetros" nos dois municípios. Os limites estão descritos no decreto, em vigor a partir de hoje.

Em geral, a demarcação estabelece a extensão da área de usufruto dos índios e deve assegurar a proteção dos limites, impedindo a ocupação por não índios. O processo segue uma série de etapas e é alvo de questionamentos de representantes do agronegócio e políticos mato-grossenses.


*Agência da Notícia com Olhar Direto



http://www.agenciadanoticia.com.br/noticias/geral/2236091/dilma-homologa-
demarcacao-de-terra-indigena-em-mato-grosso
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.