De Povos Indígenas no Brasil

Materiais de apoio para organizações indígenas

Formas de organização, administração e gestão

Formas de organização: associação, fundação, cooperativa, empresa. ISA, 2002.

[Formas de organização: associação, fundação, cooperativa, empresa]

O Objetivo deste trabalho é explicar em linguagem simples as diversas formas de organização que a lei prevê, facilitando a mobilização dos povos indígenas em defesa de seus direitos.
Manual para administração de organizações indígenas. ISA, 2002.

[Manual para administração de organizações indígenas]

Manual didático para apoiar o trabalho de administração das associações indígenas no Brasil
Recomendações para Boas Práticas de Gestão Administrativa e Financeira de Pequenos Projetos. Andréa Lobo, Cristiane de Azevedo, Fábio Vaz Ribeiro de Almeida, et al (Orgs). Brasília: 2011. Realização: Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN.

[Recomendações para boas práticas de gestão administrativa e financeira de pequenos projetos]

Tem como público-alvo as organizações que estão iniciando sua experiência com projetos que recebem apoio financeiro de fontes governamentais e/ou de doadores nacionais ou internacionais. A publicação traz orientações práticas e exemplos didáticos sobre o planejamento, gestão e prestação de contas de pequenos projetos.
Associação é para fazer juntos / José Strabeli. – Brasília : Instituto
				Internacional de Educação do Brasil, 2011.

[Associação é para fazer juntos]

Trata dos processos e exigências para a criação de uma associação, ferramentas de diagnóstico participativo, planejamento, elaboração e execução de projetos, gestão administrativa e financeira, além de possíveis problemas enfrentados pelas associações nessa trajetória.


Produção e comercialização

2ª edição do Caderno de Normas Fiscais, Sanitárias e Ambientais

[2ª edição do Caderno de Normas Fiscais, Sanitárias e Ambientais]

Informações sistematizadas para a regularização jurídica, fiscal, ambiental e sanitária de agroindústrias de gestão familiar e comunitária.
Entraves Regulatórios na Produção Agroextrativista. ISPN.

[Entraves Regulatórios na Produção Agroextrativista]

A publicação classifica 12 temas principais que devem ser trabalhados para desburocratizar e apoiar a produção artesanal, familiar e comunitária. Em cada tema, foram identificados entraves e possíveis soluções. Ao todo foram descritas 105 propostas para a superação dos diferentes gargalos.
Como Participar em uma Rodada de Negócios: sugestões para as comunidades e associações. IEB.

[Como Participar em uma Rodada de Negócios: sugestões para as comunidades e associações]

Apresentada pelos personagens Simone e Francisco a publicação inclui informações básicas sobre o que é uma rodada de negócio, como preparar para uma rodada de negócio, o que vai encontrar em uma rodada de negócio, e como encerrar o seu encontro em uma rodada de negócio.
Fique Legal: Seus Negócios e Tributos - Vol.1 IEB.

[Fique Legal: Seus Negócios e Tributos - Vol.1]

Tem o objetivo de esclarecer às comunidades e aos pequenos produtores todos os processos e tributos a serem pagos na hora de iniciar um negócio. Além disso, nela o leitor encontrará orientações valiosas para se organizar ao realizar atividades comerciais e se informar de como os principais tributos podem afetar a vida e os negócios de quem não planeja adequadamente uma atividade econômica.


Elaboração de projetos


Governança e gestão territorial

Contribuição de organizações de base territorial para a governança socioambiental. IEB.

[Contribuição de organizações de base territorial para a governança socioambiental]

A proposta desta publicação é promover a reflexão sobre a questão da atuação das organizações de base local para assumir a governança socioambiental de determinado território.
Entendendo a PNGATI. Funai, 2014.

[Entendendo a PNGATI]

Tem como objetivo apresentar, em uma linguagem acessível, a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas – PNGATI, trazendo exemplos de iniciativas e experiências desenvolvidas em conjunto por povos indígenas, o Estado brasileiro e instituições e organizações parceiras.


Direitos indígenas

Exemplos de documentos

Estatutos

Atas

Veja também

Lista de organizações indígenas

Sites indígenas