De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Luta dos povos indígenas brasileiros chega a Paris

30/10/2018

Autor: Carina Branco

Fonte: Rádio França Internacional http://pt.rfi.fr/



Paris acolhe, até esta quarta-feira, a Cimeira Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos. Um dos intervenientes é Geovani Krenak, um conhecido porta-voz do povo indígena brasileiro Krenak, que aproveitou a tribuna internacional para denunciar o atropelo aos direitos dos povos indígenas no Brasil.

Cerca de 150 defensores dos direitos humanos estão reunidos, em Paris, desde esta segunda-feira e até quarta, para debater estratégias de luta contra a repressão, o racismo e a discriminação.

Geovani Krenak, porta-voz do povo indígena brasileiro Krenak, teme que a eleição de Jair Bolsonaro como Presidente do Brasil aumente a perseguição aos povos indígenas no país.

O activista vai receber, em Paris, a 3 de Novembro, o prémio France Libertés - Fondation Danielle Mitterrand pela campanha "Justiça pelos Krenak", na qual reclama a prisão para os responsáveis do "crime ambiental" no Rio Doce. Em Novembro de 2015, o rompimento de uma barragem no município brasileiro de Mariana, onde estavam armazenados resíduos tóxicos, provocou a morte a 19 pessoas e contaminou centenas de quilómetros na região e "matou" o Rio Doce, naquele que é considerado o pior desastre ambiental do Brasil.



http://pt.rfi.fr/franca/20181030-luta-dos-povos-indigenas-brasileiros-chega-paris
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.