De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Fiscais identificam garimpo irregular perto de comunidade indígena no Amapá

26/05/2017

Autor: Graziele Bezerra

Fonte: Rádio Agência Nacional radioagencianacional.ebc.com.br



Equipes do Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá, do Instituto Estadual de Florestas e do Ibama identificaram nesta semana o início de exploração mineral irregular no município de Pedra Branca do Amapari.

De acordo com informações do governo do Estado, a área de garimpo fica na comunidade do Tucano II, próximo à aldeia Indígena Wajãpi.

O chefe do Núcleo de Gestão da Floresta Estadual do Amapá, Eraldo Neves, explicou que havia uma autorização concedida a uma pessoa física, pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, para realizar pesquisas de viabilidade mineral no local, mas o documento perdeu a validade no ano passado e não foi renovado.

Além da licença vencida, foi identificada a criação de uma infraestrutura para exploração de minério, como construção de pontes e maquinário no local, o que caracteriza crime ambiental.

Os fiscais apreenderam equipamentos como: gerador de energia, britadeiras eletrônicas, retroescavadeiras e bombas d'agua.

O material foi fotografado e será usado como prova para que seja aberto o auto de infração para multar o responsável, que já foi identificado pelos órgãos ambientais. Além de notificado, ele teve a licença, que estava vencida, cancelada.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-05/fiscais-identificam-garimpo-irregular-perto-de-comunidade-indigena-no-amapa
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.